As 1as aulas de aulas foram aplicadas para crianças de 8 a 12 anos.
as 2as horas de aulas foram aplicadas para adolescentes de 12 a 15 anos.
As primeiras aulas sao as nossas propostas, e logo após vem a aula dada.Esse treinos foram dados na cidade de Bauru, no ginásio Azulão de segundas e quarta-feiras das 14 as 16 horas, e as quintas, no ginásio do bairro Geisel, das 10 ao Meio dia pela professora Carol e a estagiária Fabiana.
1a hora de treino (1ª aula) (Proposta nossa)
Objetivo: Melhorar do fundamento toque de voleibol
- Alongamento
- Duas voltas em duplas em volta da quadra
- Dois a dois, jogando a bola com as duas mãos, com uma mão, cortada.
- Um joga para o outro a bola alta, o outro dupla entra embaixo da bola e devolve para o colega de toque. 20 toques cada um da dupla (com a correção das professoras)
- Em duplas ainda, um de um lado rede, o outro do outro lado: o outro lança a bola para o outro, este devolve o toque para o colega do outro lado da rede. Durante uma ida, um faz; e depois eles trocam de filam e o parceiro faz.
Aula da professora:
- Pique-voleibol com variações (é dividido o grupo em dois times, onde acontece um jogo, e o time que pega é o que corre, e o time que ganha o rally é o pegador; de variações, pode-se fazer quem é pego senta, quem é pego troca de time e etc.).
- É dividido o grupo em duas filas, onde um vai atacar e a outra fila pegará a bola do ataque, e irá pra fila do ataque.
2a hora de treino (2ª aula) (Proposta Nossa)
Objetivo Geral: Deslocamento no Voleibol
- Alongamento;
- Duas voltas em duplas, mexendo os braços, indo de costas, dando passada lateral;
- Duplas, jogando a bola com as duas mãos, com uma mão, cortada.
- Em duplas ainda, um joga uma bola curta, o outro vem buscá-la de manchete; depois joga uma longa, e pega de manchete também. Cada hora um da dupla.
- Divide em quatro grupos, dois com cada professora. Um grupo fazendo e um pegando bola com cada professora, e o professora lança uma bola de um lado da quadra e depois do outro, fazendo locomover lateralmente.
Aula da professora:
- 3 voltas na quadra
- Alongamento
- Duplas com uma bola, aquecimento jogando a bola com as duas mãos, com uma, fazendo a cortada;
- Cada aluno joga para o colega 20 bolas e o outro tem que fazer o movimento correto do bloqueio
- Na rede, o colega joga a bola e outro enfia a mão por dentro da rede e faz os movimentos corretos;
- Agora o mesmo exercício, mas com salto e por cima da rede.
- Divide-se em dois grupos e a professora ataca na mão do aluno que sobe no bloqueio.
1a hora de treino (3a aula) (Proposta Nossa)
Objetivo: Melhorar o fundamento de manchete do voleibol
- Alongamento
- Pique-pega com rabo
- Duplas com uma bola, aquecimento jogando a bola com as duas mãos, com uma, fazendo a cortada.
- Tentativas de manchetes seguidas, cada hora um da dupla.
- Uma fila de cada lado da rede: um lança a bola embaixo da rede para o outro fazer manchete, conseguindo ficar abaixado e tentando mandar a bola no colega. Chegando ao fim da quadra, vai para o fim da fila, e o parceiro faz.
Aula da professora:
- Pique-voleibol com variações (é dividido o grupo em dois times, onde acontece um jogo, e o time que pega é o que corre, e o time que ganha o rally é o pegador; de variações, pode-se fazer quem é pego senta, quem é pego troca de time e etc.).
- A professora fica perto da rede, onde lançará bolas na linha dos três e do fundo. Os alunos terão que se descolar pra frente e para trás, pegando as bolas de manchete.
2a hora de treino (4a aula) (proposta nossa)
Objetivo: Melhorar fundamento de defesa do voleibol
- Alongamento
- Cabeçobol
- Duplas com uma bola, aquecimento jogando a bola com as duas mãos, com uma, fazendo a cortada;
- Divisão em quatro grupos, dois com duas professoras, cada hora um grupo entra em quadra. Um ataque da professora na paralela outro na diagonal.
- Jogo em trios no final.
Aula da professora:
- Jogo de basquete
- Cada duplas com uma bola, aquecimento jogando a bola com as duas mãos, com uma, fazendo a cortada;
- Ainda em duplas, dois toques, um para cima e outro para o colega com variações (um toque curto e um toque longo – cada hora um faz e pára a bola, não é contínuo).
- Ainda em duplas, manchete direto (duas manchetes, uma curta e outra longa, tentando fazer contínuo.).
- Quatro filas, duas de cada lado da rede (dar 15 manchetes diretas).
(5a e 6a aula) (Proposta Nossa)
Objetivo: Melhorar os fundamentos toque e manchete do voleibol (proposta nossa)
- Alongamento
- Futebol
- Duplas com uma bola, aquecimento jogando a bola com as duas mãos, com uma, fazendo a cortada;
- Duplas, um sentado e um em pé, um joga a bola e o outro faz o toque.
- Em pé, um joga e o outro toca (20 bolas cada um).
- Um da dupla senta na beirada do banco e faz uma manchete sem levantar, somente com o impulso do braço ele toca na bola (cada hora um, 20 vezes cada um).
- Em pé, cada hora um lança e o colega faz a manchete.
- Um de cada lado da rede, um lança e depois de um pingo, tenta mandar a bola pro colega de toque.
- A mesma coisa, mas de manchete e continua com um pingo.
- Jogo, mas os mais novos podem jogar com um pingo ou segurar (tipo câmbio) e os mais habilidosos jogam normalmente.
Aula da professora:
- Alongamento
- Corridas e suas variações (elevando o braço, os dois braços, passada lateral).
- Duplas com uma bola, aquecimento jogando a bola com as duas mãos, com uma, fazendo a cortada;
- Ainda em duplas, um deita no chão e o outro lança a bola, fazendo o movimento correto de toque (15 bolas cada um);
- Toque na parede, onde um lança a bola e o outro faz. (15 bolas)
- Mesma coisa, porém de manchete;
- Uma fila, a professora fica perto da rede, atacando nas posições 5,6 e 1.
- Jogo
1a hora de treino (7a aula) (proposta nossa)
Objetivo: Melhorar o fundamento de saque do voleibol
- Alongamento
- Duplas, um em cada lado da rede, saque por baixo para o colega do outro lado da rede, e, a cada saque dá um passo para trás, chegando até o fim da quadra, tentando acertar o colega do outro lado da rede.
- Depois, em uma coluna de cada lado, colocar um banco e fazer com que eles acertem.
- Muda o banco de posição.
- Agora uma disputa: qual lado acerta 15 bolas no banco primeiro?
- Agora um cone para ser acertado, diminuindo o tamanho o alvo.
- Jogo adaptado com pingo para os mais novos e os que não conseguirem fazer os fundamentos deixar segurar a bola.
Aula da professora:
- Alongamento
- Pega-pega com rabo
- Cada um da dupla com uma bola, aquecimento jogando a bola com as duas mãos, com uma, fazendo a cortada;
- Toque
- Manchete
- Uma bola curta e uma bola longa de manchete, parando assim que um executar, e daí é o próximo.
- Jogo com pingo (6 na quadra, porém para se fazer um fundamento é preciso deixar da um pingo no chão.)
2a hora de treino (8a aula) (nossa proposta)
Objetivo: Melhorar o fundamento de toque do voleibol
- Alongamento
- Duplas com uma bola, aquecimento jogando a bola com as duas mãos, com uma, fazendo a cortada;
- Cada um da um toque pra cima para si mesmo e depois passa para o colega
- Uma curta e uma longa, cada hora um da dupla, pegando a bola de toque.
- Dar um toque vertical e bater palma atrás das costas;
- Dar um toque vertical e girar 90o
- Dar um toque e girar 180o
- Cada dupla de um lado da rede, e um joguinho de toque até a linha dos 3 metros.
Aula da professora:
- Alongamento
- Cabeçobol
- Jogo.
1a hora de treino (9a aula) (Nossa Proposta)
Objetivo: Melhorar o fundamento toque do voleibol
- Alongamento
- Pique-pega corrente
- Duplas com uma bola, aquecimento jogando a bola com as duas mãos, com uma, fazendo a cortada;
- Um toque vertical para o lado, entra embaixo da bola e passa para o colega.
- Um toque vertical para frente, entra embaixo da bola e passa para o colega.
- Um toque vertical vira 180o e passa para o colega.
- Cada dupla de um lado da rede, e um joguinho de toque até a linha dos 3 metros.
Aula da professora:
- Pega-pega de passar por debaixo da perna
- Em duplas, uma fila de cada, onde todos entram por um lado da rede, cada um de um lado da rede, um lança a bola, o outro faz a manchete por debaixo da rede. ( 3 vezes cada um)
- Ainda em duplas, um lança a bola e o outro faz o toque, mas deixando pingar a bola. (3 vezes cada um)
- A mesma coisa, mas agora sem pingo (3 vezes cada um).
2a hora de treino (10a aula) (Nossa proposta)
Objetivo: Melhorar o fundamento saque do voleibol
- Alongamento
- Duplas correndo em volta da quadra.
- Duplas, um em cada lado da rede, saque por baixo para o colega do outro lado da rede, e, a cada saque dá um passo para trás, chegando até o fim da quadra, tentando acertar o colega do outro lado da rede.
- Chegando ao fim da quadra, cada um faz 20 lançamentos, como se fosse uma tentativa de saque por cima.
- Volta ao 1o exercício com bola, onde deve se dar um saque por cima e um passe pra trás, até chegar ao fim da quadra.
- Exercício de mira: acertar o banco em uma posição da quadra.
- Qual lado acertar 20 mais rápido possível vence a “competição”.
Aula da professora:
- Alongamento
- 3 voltas na quadra correndo
- Jogo
(11a e 12a aula) (Nossa proposta)
Objetivo: Melhorar tática do 4x2 do voleibol
- Alongamento
- Pega-Pega com rabo
- Cada um da dupla com uma bola, aquecimento jogando a bola com as duas mãos, com uma, fazendo a cortada;
- Toque
- Manchete
- Na parede, cada hora um da dupla lança, e o outro faz uma manchete de volta parede, pega a bola e passa para o colega (20 vezes cada um).
- Um deitado no chão, e o outro em pé. O que está em pé lança a bola, e o que está deitado dá toque na bola, fazendo força somente com o braço.
- O mesmo exercício a parede, porem de toque.
- Jogo, ensinando as regras do 4x2, sendo que cada posição tem o colete de uma cor para mais entendimento dos alunos.
Aula da professora:
A professora fez um circuito, onde cada dupla fica 2 minutos em cada estação.
As estações eram:
- Deslocamento lateral entre dois cones, onde era feito o toque.
- Deslocamento frontal entre dois cones, onde era feito à manchete.
- Um ficava deitado e o outro ficava em pé para receber a bola de medice-ball lançada pelo colega (simulando um toque, porém com bola de peso).
- Fazer movimentos de ataque na rede para aprimoramento
- Bloqueio na rede
- Salto em cima de caixotes para melhorar a impulsão.
- Jogo
1a hora de aula (13a aula) (nossa proposta)
Objetivo: Melhorar o fundamento de passe do voleibol
- Alongamento
- Pique-cola
- Em duplas, um saca para o outro receber em distancias próximas.
- Divisão em dois grupos, um pega a bola e o outro faz o exercício: a professora saca por baixo, e cada hora um entra e tenta passar na mão do levantador, porem com um pingo.
- O mesmo exercício, mas sem o pingo.
Aula da professora:
- Alongamento
- Estafetas de números
- Um aluno se posiciona na posição 6, e o professora lança a bola. O aluno tem que buscar 10 bolas de costas no fundo da quadra.
- Jogo com 3 pessoas, onde o trio que perder dá lugar a outro trio.
2a hora de aula (14a aula) (nossa proposta)
Objetivo: Melhorar o fundamento de passe do voleibol
- Alongamento
- Basquete sem quicar a bola, fazendo o jogo ficar dinâmico.
- Divide em dois grupos, cada grupo de um lado da quadra. A professora lança uma bola, e qualquer um passa a bola para o outro lado, sem tocar pra nenhum do mesmo time. Ganha o time que deixar menos a bola cair do seu lado
- O Mesmo exercício, mas com 2 bolas.
- O mesmo exercício, mas com 3 bolas.
- Em dois grupos ainda, um recebe, o outro pega bola e há um levantador para direção do passe. A professora saca primeiramente por baixo, e depois de o outro grupo fazer, saca por cima.
Aula da professora:
- Alongamento
- 3 voltas de corrida na quadra
- Ensinar o rolamento com demonstrações da professora (como que se cai, como que se roda por cima do ombro).
- A professora fica numa metade da quadra, com os alunos na frente dele. Ele possui uma bola em suas mãos, e quando ele a coloca pro lado direito, todos se locomovem pro lado direito; quando ele coloca a bola pro lado esquerdo, todos se deslocam pro lado esquerdo; e finalmente, quando ele quica a bola, acontece o rolamento.
- Duplas, e com o lançamento do colega, deve-se fazer 4 rolamentos para cada lado.
(15ª e 16ª aula) (Nossa proposta)
Objetivo: Aprimorar o fundamento de saque
- Alongamento
- Cada um da dupla com uma bola, aquecimento jogando a bola com as duas mãos, com uma, fazendo a cortada;
- Cada hora um dá o saque para o colega, que também está na linha lateral da quadra.
- Agora na rede, cada um da dupla de cada lado da rede: todos posicionados na linha dos 3 metros, e um dá um saque para o outro, a príncipio por cima, e a cada saque dado, deve se dar uma passo para trás, e a partir de uma maior dificuldade o saque deverá ser por baixo.
- Cada um deve dar 5 saques certos nas posições 6,5 e 1.
- Jogo
Aula da professora:
- Alongamento
- Cada um da dupla com uma bola, aquecimento jogando a bola com as duas mãos, com uma, fazendo a cortada;
- 2 toques, onde um é para cima e o outro é para o colega com variações. (toque lateral, toque saltando, toque de costas).
- 2 manchetes, onde uma é para cima e a outra é para o colega com variações. (manchete lateral, manchete de costas).
- Os alunos passam a bola para a professora e ela levanta para eles atacarem.
- Agora, quando um passar, este virará levantador, fazendo com que eles levantem um para o outro.
- Jogo
1a hora de aula (17a aula) (nossa proposta)
Objetivo: Aprimorar o fundamento de manchete e volume de jogo.
- Alongamento
- Manchetão de voleibol (independente do numero de pessoas, elas ficam dispostas na quadra e só vale usar o fundamento de manchete).
- Jogo
Aula da professora:
- Alongamento
- 2 voltas correndo em volta da quadra.
- Cada um da dupla com uma bola, aquecimento jogando a bola com as duas mãos, com uma, fazendo a cortada;
- Divide-se a turma em 2 grupos, onde enquanto um grupo faz o exercício o outro ajuda a pegar bola. Os alunos entram pela posição 1, e passam de manchete uma bola lançada pela professora na posição 2,6 e 4 e depois fazem o ataque na posição 4.
2ª hora de aula (18ª aula) (nossa proposta)
Objetivo: Melhorar capacidades individuais
Gostamos do circuito utilizado pela professora e adotamos em nosso planejamento.
Cada dupla fica 2 minutos em cada estação.
As estações eram:
- Deslocamento lateral entre dois cones, onde era feito o toque.
- Deslocamento frontal entre dois cones, onde era feito à manchete.
- Um ficava deitado e o outro ficava em pé para receber a bola de medicine-ball lançada pelo colega (simulando um toque, porém com bola de peso).
- Fazer movimentos de ataque na rede para aprimoramento
- Bloqueio na rede
- Salto em cima de caixotes para melhorar a impulsão.
- Jogo
Aula da professora:
- Alongamento
- 3 voltas correndo em volta da quadra
- Cada um da dupla com uma bola, aquecimento jogando a bola com as duas mãos, com uma, fazendo a cortada;
- 2 toques, um longo e um curto.
- O aluno deve dar um toque para cima e bater uma palma na frente do corpo e depois passar para o colega
- A mesma coisa, mas bate palma atrás do corpo.
- A mesma coisa, mas bate duas palmas na frente do corpo.
- A mesma coisa, mas bate duas palmas atrás do corpo.
- Dois cones colocados nas posições 5 e 1, e o aluno deve fazer deslocamento lateral entre os cones e pegar 10 bolas.
1a hora de aula (19a aula) (nossa proposta)
Objetivo: Aprimorar o fundamento de manchete
- Alongamento
- Cabeçobol
- Cada um da dupla com uma bola, aquecimento jogando a bola com as duas mãos, com uma, fazendo a cortada;
- O aluno deve dar uma manchete para cima, bater pala na frente do corpo e passar para o colega;
- Cada dupla com um cabo de vassoura, onde um lança e o outro dá a manchete com o cabo de vassoura, pois este auxilia na correção do movimento de manchete.
- Um cone para cada dupla, onde o aluno deve dar manchete em cada lado do cone, utilizando o deslocamento.
Aula da professora:
-Alongamento
- Estafetas onde tem que fazer a cesta no basquete
- Jogo de 6x6 com pingo
2ª hora de aula (20ª aula) (nossa proposta)
Objetivo: Deslocamento
- Alongamento
- Cada um da dupla com uma bola, aquecimento jogando a bola com as duas mãos, com uma, fazendo a cortada;
- Um cone para cada dupla, onde o aluno deve dar manchete em cada lado do cone, utilizando o deslocamento.
- Um aluno se posiciona na posição 6, e o professora lança a bola. O aluno tem que buscar 10 bolas de costas no fundo da quadra.
Aula da professora
- Alongamento
- Pique-voleibol com variações (é dividido o grupo em 2 times, onde acontece um jogo, e o time que pega é o que corre, e o time que ganha o rally é o pegador; de variações, pode-se fazer quem é pego senta, quem é pego troca de time e etc.).
- Jogo
1a hora de aula (21a aula) (nossa proposta)
Objetivo: Melhora do fundamento de defesa
- Alongamento
- Cada um da dupla com uma bola, aquecimento jogando a bola com as duas mãos, com uma, fazendo a cortada;
- Divide-se em 2 grupos, onde um faz o exercício e o outro pega a bola. A professora fica na posição 2 e “ataca” na posição 1 e depois na posição 5. (4 vezes).
- O mesmo tipo de exercício, porém eles buscam quatro largadas e uma bola longa, lançada pela professora.
Aula da professora:
- Alongamento
- Pega-rabo
- Em duplas, um aluno fica sentado em um banco e o colega lança a bola para ele fazer a manchete com o cabo de vassoura.
- O mesmo exercício, mas sem o cabo de vassoura.
- Divide-se em 2 grupos, um em cada metade da quadra, e como se fosse um “jogo”, a criança recebe o passe de um colega, e primeiramente segura a bola; depois lança para cima e passa de manchete para o outro colega que está do outro lado da rede, que receberá e irá fazer a mesma coisa.
2ª hora de aula (22ª aula) (nossa proposta)
Objetivo: Deslocamento e volume de jogo.
- Alongamento
- Todos na linha de fundo dos 2 lados da quadra, ao sinal da professora correm até a linha dos 3, voltam na linha do fundo, vão a linha central, voltam a linha dos 3, voltam a linha central e vão para a linha de fundo.
- Jogo com 4x2
Aula da professora:
- Alongamento
- Nunca 3
- O grupo é divido em 2 times, onde tem que fazer 15 toques seguidos sob a rede (divide o subgrupo em 2), sem deixar a bola cair.
- O mesmo exercício, porém 15 manchetes seguidas;
- O mesmo exercício, porém tem que fazer uma manchete e um toque 15 vezes seguidos sem deixar a bola cair.
(23ª e 24ª aula) (Nossa proposta)
Objetivo: Aprimorar o fundamento de toque e volume de jogo.
- Alongamento
- Cada um da dupla com uma bola, aquecimento jogando a bola com as duas mãos, com uma, fazendo a cortada;
- Em duplas, dar um toque vertical, encostar no chão e passar a bola para o colega.
-Em duplas, dar um toque, um giro de 90º e passar para o colega de toque.
- O mesmo exercício, porém dando um giro de 180º.
-20 toques seguidos entre a dupla sem deixar a bola cair.
- Tentar dar 10 toques direto sem fazer a bola cair;
- Ainda em duplas, um senta no banco e o colega lança a bola, recebendo de toque e devolvendo para o colega à distância de 3 metros.
- O mesmo exercício, mas à distância de 4 metros;
- O mesmo exercício, mas a distância de 5 metros.
- Divide-se o grupo em 2 times, onde o objetivo é encestar com o fundamento de toque e quem faz mais cestas num certo período de tempo é o time vencedor.
- Jogo
Aula da professora:
- Alongamento
- Cada um da dupla com uma bola, aquecimento jogando a bola com as duas mãos, com uma, fazendo a cortada;
- Cada um faz 3 manchetes e passa para o colega
- Um fica de costas o outro de frente e com a posse da bola; este lança a bola e dá um sinal, o que estava de costas vira e faz a manchete (10 vezes cada um).
- Um lança a bola fazendo com que o outro faça deslocamento lateral. (10 vezes cada um)
-Na parede, um faz enquanto o outro descansa: o que está fazendo dá manchetes seguidas em diferentes alturas para vários tipos de deslocamento (10 bolas seguidas).
- Formando um triângulo, (onde duplas ficam onde seriam os vértices do triângulo), o que estiver na frente da dupla passa a bola para o colega do lado e vai para trás do colega (da mesma dupla). A bola passa por todos os vertentes e todos participam.
- Jogo
1ª hora de aula (25ª aula) (Nossa proposta)
Objetivo: Deslocamento e volume de jogo
- Alongamento
- Pique-bandeira
- Jogo sem pingo, porém pode segurar a bola.
Aula da professora:
- Alongamento em duplas (um ajuda o outro)
- Toca e coelho
- Cada um da dupla com uma bola, aquecimento jogando a bola com as duas mãos, com uma, fazendo a cortada;
- O professor divide o grupo em 2 e fica lançando a bola, primeiramente na posição 2, outra na posição 6 atrás e outra na posição 4. (cada um deve fazer 4 vezes).
2ª hora de aula (26ª aula) (nossa proposta)
Objetivo: Aprimoramento do movimento do ataque e ataque direcionado
- Alongamento
- 2 voltas correndo na quadra
- Uma fila na posição 4, cada um joga a bola para si mesmo para cima e ataca.
- Depois, a fila no mesmo lugar, mas a professora levanta.
- A professora levanta, há uma fila na posição 4 e uma fila de defesa na posição 1, que ficará ali apenas como ponto de referência para o ataque, que deverá ser em paralela.
- A professora levanta, há uma fila na posição 4 e uma fila de defesa na posição 1, que tentará defender a bola atacada pelo colega.
Aula da professora
- Alongamento
- Jogo de Basquete
- Jogo, ensinando o 4x2 com infiltração.
1ª hora de aula (27ª aula) (Nossa proposta)
Objetivo: Aprimoramento dos fundamentos básicos, com ênfase no toque.
-Alongamento
- Jogo de Futebol, onde quem faz gol são as meninas.
- Cada um da dupla com uma bola, aquecimento jogando a bola com as duas mãos, com uma, fazendo a cortada;
- Cada um faz um toque para cima e o outro é lateral;
- Cada um faz um toque para cima e o outro é de costas;
- Uma manchete para cima e a outra é lateral;
- Uma manchete para cima e a outra de costas;
- Mini-lancebol: Cada equipe é formada por 4 jogadores, onde só poderá valer o ponto se for feito de toque.
- Voleibol um contra um, onde o jogador deve dar 3 toques, podendo dar um quique no chão e tentando fazer ponto no colega.
Aula da professora
- Alongamento
- Estafeta
- Divide-se o grupo em quartetos, onde são subdivididos em duplas, onde cada dupla fica ocupando um lado da quadra (então de um lado da rede se tem 4 duplas, e do outro também), onde um fica de levantador e o outro passará a bola, tentando dar os 3 toques e passando para a dupla de outro lado. Cada um faz 10 bolas na função de levantador e 10 bolas na posição de atacante/passador.
2ª hora de aula (28ª aula) (Nossa proposta)
Objetivo: Volume de jogo
- Alongamento
- Pique-pega com bexiga no pé, onde há 2 times com cores de bexigas diferentes e bexiga é amarrada com um barbante no pé, e um time tenta estourar do outro.
- Jogo
Aula da professora:
- Explicação teórica e prática do 5x1 (com o time sacando)
(29ª e 30ª aula) (Nossa proposta)
Objetivo: Aprimoramento da manchete e deslocamento.
-Alongamento
- Pique-bandeira
- Cada um da dupla com uma bola, aquecimento jogando a bola com as duas mãos, com uma, fazendo a cortada;
- Em duplas, um lança a bola curta e depois longa para o colega pegar de manchete.
- Ainda em duplas, um lança a bola na direita e depois na esquerda do colega para ele fazer deslocamento lateral.
- Uma fila, de frente para a parede, cada hora um dá a manchete e vai para o final da fila, cedendo seu lugar para o colega. (tentar fazer 15 bolas sem deixar cair.).
- A professora ataca na posição 5 e depois na posição 1, fazendo com que aconteça a defesa na diagonal e na paralela.
- Jogo
Aula da professora:
- Alongamento
- 3 voltas de corrida na quadra
- Ensinar o rolamento com demonstrações da professora (como que se cai, como que se roda por cima do ombro).
- O professor fica numa metade da quadra, com os alunos na frente dele. Ele possui uma bola em suas mãos, e quando ele joga pro lado direito, todos se locomovem pro lado direito; quando ele coloca a bola pro lado esquerdo, todos se deslocam pro lado esquerdo; e finalmente, quando ele quica a bola, acontece o rolamento.
- Duplas, e com o lançamento do colega, deve-se fazer 4 rolamentos para cada lado.
- Jogo
1ª hora de aula (31ª aula) (Nossa proposta)
Objetivo: Aprimorar o fundamento de saque.
- Alongamento
- Pique-pega com bexiga no pé, onde há 2 times com cores de bexigas diferentes e bexiga é amarrada com um barbante no pé, e um time tenta estourar do outro.
- Divide-se em 2 grupos, onde cada um fica em uma linha de fundo de quadra e todos têm que dar saques, tentando acertar o máximo possível.
- São colocados 5 cones juntos na posição 6, como se fossem alvos, e cada lado da quadra é um time, onde quem acertar 10 primeiro é o lado campeão.
- São colocados 5 cones juntos na posição 6, como se fossem alvos, e cada lado da quadra é um time, onde quem acertar 10 primeiro é o lado campeão.
Aula da professora:
- Alongamento
- Alerta
- Jogo de 3x3 com sem pingo, mas pode segurar a bola (a delimitação da quadra é até a linha tracejada).
2ª hora de aula (32ª aula) (Nossa proposta)
Objetivo: Aprimoramento de defesa, bloqueio, levantamento e ataque.
- Alongamento
- 3 voltas correndo em volta da quadra
- Cada um da dupla com uma bola, aquecimento jogando a bola com as duas mãos, com uma, fazendo a cortada;
- A professora divide o grupo em 2, e um grupo faz e o outro ajuda a pegar a bola. Ela faz um ataque, onde o aluno irá fazer o bloqueio, e logo que ele fizer o bloqueio, pegará uma largada; (todos fazem 5 vezes).
- Uma fila na posição 4 e uma pessoa na posição 3. O 1º da fila passa, o que está na posição 3 levanta, e o outro ataca. Quem atacou levanta, e quem levantou pega a bola e vai para o final da fila fazer o ataque.
Aula da Professora:
- Explicação teórica e prática do 5x1 (com o time recebendo)
1ª hora de aula (33ª aula) (Nossa proposta)
Objetivo: Ludicidade e jogo com maior número de pessoas;
- Alongamento
- Jóquei-pow nas linhas de futsal
- Jogo com 6x0, sem pingo e sem agarrar a bola, porém com um maior número de pessoas.
Aula da professora:
-Alongamento
- Cada um da dupla com uma bola, aquecimento jogando a bola com as duas mãos, com uma, fazendo a cortada;
- Com a rede bem abaixo do normal, a dupla faz o trabalho de ataque por debaixo da rede, priorizando a “quebra de punho”.
- Uma fila na posição 4, a levantadora é a professora.Os alunos passam, a professora levanta e o ataque é feito na forma de um toque.
- Com bolas de tênis, os alunos são instruídos com relação às passadas de voleibol e têm de jogar a bola de tênis por cima da rede, fazendo o movimento correto dos braços.
- A professora levanta e os alunos fazem duas filas, uma de ataque na posição 4 e outra na posição 6 do outro lado,esperando a bola. Os alunos atacam e depois vão para a outra fila que pega bola.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário